A incorporação do esporte na rotina já é uma realidade e ela leva a alterações de comportamento e perfil alimentar. As academias de crossfit cresceram 5000% nos últimos 6 anos e este esporte, por exemplo, está associado a um aumento de apertamento dentário durante o exercício.
Associado a este hábito, o uso de isotônicos e produtos biocorrosivos podem levar à erosão dentária que é irreversível e cada vez mais prevalente levando os esportistas a desenvolver lesões em esmalte (as lesões cervicais não cariosas) e até recessões gengivais que podem gerar hipersensibilidade.
Os atletas de alto desempenho podem ter sua performance prejudicada se apresentarem qualquer tipo de infecção (muitas vezes silenciosas). É necessário realizar uma varredura de toda cavidade bucal (osso, periodonto, gengiva, polpa e tecidos moles) para descartar qualquer risco.
E por fim, atividades de alto impacto (artes marciais ou esportes onde há contato físico com risco iminente de traumas) podem lesar a estrutura dentária e óssea. A instalação da placa de proteção correta para o seu esporte traz conforto e estabilidade para sua prática esportiva.